EM CURSO
CONCLUÍDAS

CONSTRUÇÃO DOS CADERNOS

O trabalho de elaboração dos conteúdos dos cadernos é coordenado pela Oikos e desenvolvido em colaboração estreita com os professores do 1º CEB participantes no projeto.

De forma a implementar uma elaboração participada dos materiais, são utilizadas as seguintes estratégias:

  • Realização de reuniões presenciais e reuniões à distância entre a equipa do projeto e os professores dos GTR
  • Partilha com os professores de documentos de trabalho/formulários online para recolha de contributos/opiniões/sugestões
  • Elaboração de propostas de exercícios pela equipa do projeto, inspiradas nas informações e sugestões partilhadas pelos professores, e partilha com os professores para análise/revisão/sugestões (adequação dos exercícios aos conteúdos programáticos e níveis de escolaridade)

INSCRIÇÃO DO PROJETO

Partindo do pressuposto de que os materiais produzidos serão mais adequados às necessidades e expectativas do público-alvo se os destinatários forem envolvidos no seu processo de construção, os professores do 1º CEB são convidados a participar ativamente na elaboração dos cadernos pedagógicos “Desafios do Mundo”.

Pretende-se, assim, criar um espaço que permita aos professores expor as suas necessidades e motivações, dar a conhecer diferentes visões da escola e distintos contextos socioeducativos e fornecer contributos ao nível da construção dos conteúdos dos cadernos.

O projeto tem abrangência nacional – podem participar professores oriundos de diversas localidades e representativos de diferentes regiões: interior, litoral, grande cidade, região suburbana, área rural, área industrial e regiões autónomas.

Por questões de operacionalização da metodologia de trabalho (logística, contactos, reuniões de trabalho), prevê-se a organização dos professores por Grupos de Trabalho Regionais.

Os professores participantes no projeto poderão:

  • Participar na elaboração dos cadernos pedagógicos através de sugestões sobre conteúdos e apoiando a reflexão
  • Receber (in)formação sobre temáticas de ED
  • Participar no processo de testagem dos cadernos pedagógicos
  • Receber exemplares em suporte físico de todos os cadernos criados
  • Participar em sessões de experimentação/exploração dos conteúdos dos cadernos.