“Desafios do Mundo” é um projeto que pretende promover a integração de temáticas de Educação para o Desenvolvimento na comunidade educativa, contribuindo para a melhoria da abordagem transversal da Educação para o Desenvolvimento na educação formal em Portugal e, consequentemente, para uma mudança de atitudes e comportamentos.
O projeto visa a criação de recursos pedagógicos adequados (cadernos de exercícios) para utilização no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), como forma de exercitar e consolidar os conteúdos lecionados na aula. O fator inovador consiste no facto dos conteúdos destes “cadernos de exercícios/cadernos de fichas”, conterem textos, exemplos, enunciados e dados, elaborados com base em situações do dia-a-dia, da sociedade e do mundo, proporcionando aos alunos o conhecimento, a reflexão e a tomada de consciência sobre problemáticas atuais e sobre o papel de cada um enquanto cidadão ativo e responsável.
No âmbito do projeto serão produzidos 6 cadernos distintos: Um para cada ano do 1º CEB (1º, 2º, 3º e 4º) contendo exercícios de Português, Matemática e Estudo do Meio (componente geral) e 2 cadernos de inglês (componente específica dos 3º e 4º anos).
Para o efeito, o projeto assenta numa metodologia amplamente participativa, ou seja, para além da Equipa do projeto, são envolvidos Grupos de Trabalho Regionais (GTR) constituídos por professores do 1º CEB (previsão de criação de 8 grupos, com abrangência nacional, Portugal continental e ilhas) que participam ativamente na elaboração dos cadernos, fornecendo sugestões sobre conteúdos pedagógico-didáticos, apoiando a reflexão, recolha de conteúdos e a construção dos cadernos, e participando no processo de testagem dos cadernos antes da sua edição.
O objetivo é produzir materiais adequados às necessidades dos professores e alunos do 1º CEB, tendo por base os contributos dos seus destinatários.
A versão definitiva dos cadernos pedagógicos “Desafios do Mundo” será editada em formato físico (6500 cadernos serão disponibilizados gratuitamente a professores do 1º CEB, nomeadamente a professores envolvidos no projeto), estando também prevista a edição em formato digital para disseminação online.
Depois de produzidos os cadernos, será realizada uma sessão pública de lançamento, sessões presenciais e à distância de divulgação dos cadernos e sessões formativas para exploração dos materiais dirigidas a professores do 1º CEB.
O projeto teve início em setembro de 2023 e termina em agosto de 2027 (duração de 48 meses).
É financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tendo merecido o reconhecimento e apoio do Ministério da Educação, pela sua utilidade e pertinência.
